domingo, 19 de julho de 2009

SUGESTÃO ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Pela linguagem, todas as portas são abertas à criança que começa a ver-ouvir –falar quanto mais a criança vai adquirindo a capacidade de se expressar pela fala, por gestos ou por escritos e procura compreender a linguagem dos outros, mais seus pensamentos se organiza e se enriquece.
Conversa informal (pode abordar qualquer assunto, permitindo ao aluno pedir esclarecimentos, contar coisas, falar de passeios , fazer perguntas , conhecer os colegas ,para aumentar o vocabulário).
Hora da poesia (a poesia é lida para as crianças sentadas em círculo, apresentar alguma gravura ou objeto ilustrativo depois é explicada algumas palavras desconhecidas por elas e realizado uma conversa sobre a poesia).
Hora da mímica ( os alunos ficam sentados em círculo , uma criança fica no meio fazendo mímica e os outros tentam adivinhar , quem adivinhar é o próximo a fazer a mímica).
Hora da novidade(é um momento de descoberta , a educadora deverá colocar um objeto dentro da caixa surpresa para despertar a curiosidade da criança e mostrar individualmente para cada criança pedindo para ela não dizer ao colega, após mostrar o objeto ou figura fazer as seguintes perguntas: -alguém sabe o que é isso?-para que serve?-vocês já viram antes?-alguém está usando?-existem outros tipos?
Hora do conto(coloca-los em círculo ler um livro ou texto , apresentar imagens ou objetos para enriquecer a história).Por meio das histórias os alunos são estimulados a desenvolver atitudes de solidariedade, delicadeza, compreensão com o semelhante e prática do bem. Contos de fadas, contos alegres, fábulas, onde os personagens são animais. Os alunos podem desenhar depois o que entenderam da história.
Hora da comunicação(dramatização de telefonemas, recados, entrevistas, passar recadinhos para os colegas (escrito ou desenhado), fazer cartas para a mamãe, mostrar fotos antigas de cidades, moda de época , mostrar embalagens de alimentos e perguntar o que pode está escrito).
Hora da criatividade(histórias apresentadas com teatro de fantoches pela professora, histórias dramatizadas pelas crianças(elas são os personagens), teatros de dedoches, uma criança conta a história para as outra ).
Hora da rima (explique o que é rima e desenvolva uma atividade rápida e contagiante.Pergunte as crianças: João rima com...melão!Espere as respostas das crianças, caso não saibam no início você deve induzi-las e advinhar).
Hora do trava-língua (pedir para as crianças repetir trava-língua como: um tigre, dos tigres, três tigres).
Utilização do alfabeto móvel para escrever o próprio nome e dos colegas;
Fazer associações de palavras e gravuras;
Utilizar recursos como jornais, revistas, folhetos propagandas e promoção;
Utilizar jogos(bingos de nomes alunos, sorteio de letras,dominó figuras e palavras, quebra-cabeça , jogo forca etc).
Coro falado – Lado esquerdo canta forte, lado direito escuta a música depois todos cantam juntos.

2 comentários:

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  2. Boa tarde Karina.
    Meu nome é Leila Reis e estou cursando o 3º período de pedagogia na FAA/CESVA (Fundação Educacional Dom Andre Arcoverde/Centro Educacional Superior - Valença - RJ)e vou apresentar um trabalho sobre linguagem oral e escrita na Educação Infantil. Estou meio perdida porque o assunto é mt amplo. Seu blog me deu várias idéias. Obrigada. E se vc tiver mais alguma coisa pode me mandar rsrsrs. Valeu.
    e-mail: leilareis13@hotmail.com

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