domingo, 19 de julho de 2009

SUGESTÃO ATIVIDADES DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Pela linguagem, todas as portas são abertas à criança que começa a ver-ouvir –falar quanto mais a criança vai adquirindo a capacidade de se expressar pela fala, por gestos ou por escritos e procura compreender a linguagem dos outros, mais seus pensamentos se organiza e se enriquece.
Conversa informal (pode abordar qualquer assunto, permitindo ao aluno pedir esclarecimentos, contar coisas, falar de passeios , fazer perguntas , conhecer os colegas ,para aumentar o vocabulário).
Hora da poesia (a poesia é lida para as crianças sentadas em círculo, apresentar alguma gravura ou objeto ilustrativo depois é explicada algumas palavras desconhecidas por elas e realizado uma conversa sobre a poesia).
Hora da mímica ( os alunos ficam sentados em círculo , uma criança fica no meio fazendo mímica e os outros tentam adivinhar , quem adivinhar é o próximo a fazer a mímica).
Hora da novidade(é um momento de descoberta , a educadora deverá colocar um objeto dentro da caixa surpresa para despertar a curiosidade da criança e mostrar individualmente para cada criança pedindo para ela não dizer ao colega, após mostrar o objeto ou figura fazer as seguintes perguntas: -alguém sabe o que é isso?-para que serve?-vocês já viram antes?-alguém está usando?-existem outros tipos?
Hora do conto(coloca-los em círculo ler um livro ou texto , apresentar imagens ou objetos para enriquecer a história).Por meio das histórias os alunos são estimulados a desenvolver atitudes de solidariedade, delicadeza, compreensão com o semelhante e prática do bem. Contos de fadas, contos alegres, fábulas, onde os personagens são animais. Os alunos podem desenhar depois o que entenderam da história.
Hora da comunicação(dramatização de telefonemas, recados, entrevistas, passar recadinhos para os colegas (escrito ou desenhado), fazer cartas para a mamãe, mostrar fotos antigas de cidades, moda de época , mostrar embalagens de alimentos e perguntar o que pode está escrito).
Hora da criatividade(histórias apresentadas com teatro de fantoches pela professora, histórias dramatizadas pelas crianças(elas são os personagens), teatros de dedoches, uma criança conta a história para as outra ).
Hora da rima (explique o que é rima e desenvolva uma atividade rápida e contagiante.Pergunte as crianças: João rima com...melão!Espere as respostas das crianças, caso não saibam no início você deve induzi-las e advinhar).
Hora do trava-língua (pedir para as crianças repetir trava-língua como: um tigre, dos tigres, três tigres).
Utilização do alfabeto móvel para escrever o próprio nome e dos colegas;
Fazer associações de palavras e gravuras;
Utilizar recursos como jornais, revistas, folhetos propagandas e promoção;
Utilizar jogos(bingos de nomes alunos, sorteio de letras,dominó figuras e palavras, quebra-cabeça , jogo forca etc).
Coro falado – Lado esquerdo canta forte, lado direito escuta a música depois todos cantam juntos.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Karina.
    Meu nome é Leila Reis e estou cursando o 3º período de pedagogia na FAA/CESVA (Fundação Educacional Dom Andre Arcoverde/Centro Educacional Superior - Valença - RJ)e vou apresentar um trabalho sobre linguagem oral e escrita na Educação Infantil. Estou meio perdida porque o assunto é mt amplo. Seu blog me deu várias idéias. Obrigada. E se vc tiver mais alguma coisa pode me mandar rsrsrs. Valeu.
    e-mail: leilareis13@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Bem interessantes essas atividades. Elas envolvem criatividade, comunicação - falada e escrita - , conhecimentos, etc.

    Como se trata de uma etap importante no desenvolvimento da criança, quando sua personalidade vai tomando forma e valores morais e competências como comunicação, raciocínio e psicomotricidade vão se desenvolvendo , vale a pena escolher com cuidado as atividades com que se trabalhará com as crianças.

    Um texto que li recentemente na internet também trata de brincadeiras para educação infantil: http://educacaoinfantil.net.br/brincadeiras-para-educacao-infantil/

    ResponderExcluir
  4. The best titanium wire for gaming - TITanium Art
    This is a highly accurate aluminum titanium bolts wire for gaming and is one of the titanium 170 welder best titanium vs stainless steel apple watch aluminum babyliss pro titanium flat iron wire for gaming. titanium mesh This aluminum wire is a unique piece from the

    ResponderExcluir